terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

16ª e 18ª Jornada do Campeonato Regional

ALA, 0 - CASTELO MAIA, 3

ALA, 3 - ESMORIZ, 1

 






“ Tínhamos uma jornada dupla que se revestia de alguma dificuldade, visto que encontraríamos o 1º classificado Castelo da Maia e o Esmoriz que se encontra no lugar imediatamente abaixo do nosso, com o qual tínhamos perdido o jogo da 1ª volta. 
 
 

















No sábado contra a melhor equipa da competição, lutamos muito e conseguimos equilibrar muitos momentos do jogo.

 










São efectivamente superiores à nossa equipa, mas nunca entregamos o jogo e olhos nos olhos lutamos sempre, dando corpo ao que tínhamos pedido na preparação do jogo – serviço efectivo, colocar dificuldades no 3º toque, empenho defensivo. 
 


Neste momento não poderíamos ter feito muito mais para além do que fizemos. Fomos equipa e lutamos pelo resultado, espelhado num set 25-23, em que com alguma calma poderíamos ter construído um resultado diferente. 

Parabéns ao Castelo da Maia pela excelente equipa que tem e pelo título de campeão regional que não lhe fugirá. 
No final a equipa reuniu-se à volta do Ruca (e do bolo) para lhe cantar os parabéns pelo seu 13º aniversário.





 








No domingo, com vontade de repor a derrota da 1ª volta, entramos muito bem no jogo,  com a vitoria nos 2 primeiros sets que não deixou dúvidas de que queríamos ganhar o jogo e não deixar que o Esmoriz se aproximasse no quadro classificativo.





Fomos autoritários, pacientes e focados na construção do 3º toque, potenciados os nossos pontos de ataques mais fortes. 
Quebramos no 3º set fruto também da rotatividade que temos imposto e das oportunidades que concedemos a jogadores menos utilizados, mas voltamos com vontade ao último set fechando o jogo, sem qualquer dúvida da justiça do resultado.

Fica o registo de alguma precipitação no serviço, contra uma equipa com efectivas dificuldades na recepção. 
Fica o registo positivo do nosso empenho e vontade que só nos engrandece enquanto equipa. 


A equipa transpira alegria e isso enche-nos de orgulho e faz-nos olhar o futuro com  esperança de um bom caminho.”






 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

17ª Jornada do Campeonato Regional

FREI GIL, 0 - ALA, 3
“ Tínhamos pela frente neste domingo frio, uma equipa que disputava directamente o mesmo lugar que ocupamos no campeonato, e que embora tivéssemos ganho na 1ª volta, sabíamos que nos colocaria dificuldades, visto que não contaríamos com a presença do nosso capitão, forte referencia do nosso ataque. 
  

Não realizamos um grande jogo fruto de alguma desconcentração instalada e de uma alegria, que embora recomendada, nos fez perder algum discernimento. 
Faltou-nos referencias de ataque e caímos no erro de muita sustentação de bola que acabou muitas vezes com o erro. 
 Acabamos por ganhar o jogo com maior ou menor dificuldade e aì conseguimos atingimos o nosso objectivo, no entanto, temos que refinar alguns procedimentos de jogo de forma a melhorarmos o nosso desempenho global. 


Tivemos sempre dificuldade em fechar ciclos que permitiam fechar o set e nesse aspecto temos que amadurecer procedimentos.

 



 Espera-nos no próximo sábado um teste bem mais difícil, com o 1º classificado do campeonato, onde esperamos que mais uma vez a equipa cerre os punhos e vá à luta.”








quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

15ª Jornada do Campeonato Regional

ALA, 0 - GUEIFÃES, 3

Começar este comentário por adiantar que considero o Gueifães,  senão a mais consistente, uma das mais completas equipas do campeonato, não só pelo percurso de formação que esta geração obteve, pelo leque alargado de jogadores já num bom nível de jogo, mas também pelo facto de possuir um elevado numero de atletas que concretizam este ano o 2º enquanto infantis, demonstrando e comprovando rotinas de jogo acima das demais concorrentes. 
Como tal, consideramos importante ter noção que efectivamente possuem uma equipa superior à nossa, neste momento, e só concretizando um jogo acima da nossa capacidade actual conseguiríamos obter um resultado diferente. 
Porém, e dado este ponto prévio, relevar que fizemos dois óptimos primeiros sets equilibrando o jogo, e deixando-o em aberto relativamente ao desfecho dos mesmos, o que espelha a nossa satisfação, e faz-nos acreditar que poderemos numa fase mais avançada obter resultados diferentes. Lutamos e nunca baixamos os braços e impusemo-nos em muitos momentos nas decisões de rede, e nos processos que decidem o ponto. 




O Gueifães nunca perdeu o 1º set, e raramente perdeu o 2º set, o que faz com que quem assistiu ao jogo perceba que mais uma vez, fruto de ausência de alguma consistência, concentração e aquisição de rotinas de equipa, poderíamos ter sido mais felizes no resultado final. No 3º set a diferença de qualidade foi evidente, e comprova a superioridade de recursos que a equipa adversária possui. 
Não nos deixa felizes perder por 3-0, mas preferimos relevar o que se passou de bom ao longo do jogo e acreditar que podem ser referencias importantes para o resto da nossa caminhada rumo à fase seguinte. “

Abraço

O Treinador Jorge Pinto